A Tailândia é um país com múltiplas facetas, que vão desde templos antigos e palácios majestosos até praias paradisíacas, campos de arroz e arranha-céus modernos. Mercados flutuantes e shoppings centers coexistem, assim como mulheres-girafa e monges budistas. Passeios sobre elefantes ou em tuk-tuks também são opções para experimentar esse destino. Com tantos pontos turísticos, a Tailândia é uma porta de entrada para quem deseja conhecer a Ásia e suas maravilhas, aproveitando as grandes riquezas arquitetônica, cultural, gastronômica e de tradições com um espírito exclusivamente tailandês.
Mas, apesar de toda essa diversidade, há algo que une a Tailândia: seu povo. Gentil e hospitaleiro, os tailandeses fazem com que qualquer experiência, seja ela turística ou não, seja única e memorável. Suas atitudes doces e amigáveis deixam uma marca profunda nos visitantes, tornando a Tailândia um lugar especial e inesquecível, fazendo qualquer visitante se sentir em casa.
Koh Phi Phi é um arquipélago de seis ilhas localizado no sul da Tailândia, entre Phuket e Krabi, banhado pelo Mar de Andaman. Duas das ilhas, Koh Phi Phi Don e Koh Phi Phi Leh, destacam-se pela beleza paradisíaca. Koh Phi Phi Don, a maior ilha, é procurada pelos amantes de snorkeling e mergulho com cilindro, graças às águas cristalinas, calmas e repletas de vida marinha que rodeiam seus recifes de corais. Já Koh Phi Phi Leh, a segunda maior, ficou famosa como cenário do filme “A Praia”, estrelado por Leonardo DiCaprio em 2000. Maya Bay, a praia principal, é um espetáculo natural com areias brancas, águas verde-esmeralda e rochas calcárias de até 100 metros de altura emergindo das águas, que garantem uma paisagem deslumbrante. Koh Phi Phi é, definitivamente, um paraíso com “P” maiúsculo.
Koh Lanta é uma ilha tailandesa discreta e reservada, que se encontra ao sul de Krabi, afastada do centro das atenções. Seu ambiente tranquilo e isolado é projetado para proporcionar aos visitantes o máximo de privacidade e relaxamento possível. Com suas longas praias desertas de areia branca, a melhor opção é caminhar, parar, contemplar, relaxar e desfrutar do tempo. Quando a vontade surgir, você pode explorar as belezas intocáveis do fundo do mar. Realmente, o que mais você precisa?
As praias de Koh Samui são um convite irrecusável ao dolce far niente - o prazer de fazer nada -, com águas cristalinas, calmas, areias brancas e vegetação exuberante. Mas, como a terceira maior ilha tailandesa, Koh Samui oferece muito mais do que isso, ampliando o leque para seus visitantes. Localizada na costa leste do país, no Golfo da Tailândia, é um ótimo destino para atividades aquáticas, como mergulho, snorkeling, kayaking e hiking. Além disso, em terra firme, é possível participar de safáris sobre o lombo de elefantes, vivenciar a cultura local em lugares como o templo Wat Phra Yai, que abriga uma estátua de ouro de Buda com 12 metros de altura, e muito mais.
Se os viajantes ocidentais desejam explorar a parte oriental do planeta pela primeira vez, a Tailândia é a opção mais indicada, e Bangkok é, sem dúvida, a principal porta de entrada. A maior cidade e capital do país combina, como nenhuma outra, o frenesi típico das grandes metrópoles com o que a Ásia tem de mais peculiar. É uma antítese viva, com grandes shoppings, hotéis renomados e restaurantes estrelados de um lado, e do outro, mercados flutuantes, templos e construções como o Grande Palácio Real - um complexo com 28 prédios que abriga o famoso santuário Wat Phra Kaew, onde fica a casa do Buda de Esmeralda, entalhado em uma única gema de 5 kg.
Chiang Mai, cidade localizada no norte da Tailândia, oferece uma variedade de atrações que vão além dos tradicionais mercados, muralhas fortificadas e templos como o belo complexo de Wat Prathat Doi Suthep, construído no século XIV no topo de uma montanha. É possível experimentar vivências inusitadas e conhecer a cultura local, como visitar um acampamento de elefantes e passear sobre o lombo dos animais, explorar um orquidário, acompanhar a produção de itens em laca e tecidos de seda, ou ainda, visitar a tribo das mulheres girafas em Baan Tong Luang, onde se pode ver de perto as mulheres usando anéis de latão ao redor do pescoço.
Localizada no extremo norte da Tailândia, Chiang Rai é conhecida por ser a representante tailandesa do Triângulo Dourado, região onde o país faz fronteira com Laos e Myanmar. No entanto, o grande destaque da cidade nos roteiros de viagem é o Templo Branco, ou Wat Rong Khun em tailandês. Projetado pelo famoso artista tailandês Chalermchai Kositpipat, o local é uma verdadeira obra de arte com detalhes intrigantes, incluindo fontes, estátuas, pinturas, figuras mitológicas e esculturas inspiradas em personagens do cinema, como Wolverine e Avatar. É uma visita imperdível para quem está na região.
Caso as praias tailandesas sejam o seu destino, você certamente passará por Krabi, localizada na porção sudoeste do território. Essa cidade é um excelente ponto de partida para visitar pelo menos 50 ilhas e praias que são ícones do país, algumas das quais se tornaram famosas em filmes de Hollywood. Além disso, Krabi oferece aos visitantes templos budistas, mercados típicos, paredões rochosos ideais para escalada e paisagens naturais exuberantes para quem deseja contemplação e relaxamento.
Phuket é a maior ilha da Tailândia com aproximadamente o tamanho de Singapura. Situada entre as águas amenas do mar Andaman no Oceano Índico, foi abençoada com baías e enseadas magníficas, praias com palmeiras e areias brancas, mares brilhantes, pessoas hospitaleiras, hospedagem soberba e rica variedade de frutos do mar, arquitetura sino-Portuguesa da virada do século, várias oportunidades de lazer e esporte, e uma paisagem tropical resplandecente - tudo combinado para criar um ambiente prazeroso para uma fuga memorável.